Pasta Americana


Semana passada comemoramos o aniversário da Sofia (nossa afilhada número 3). Como seria uma festa simples, eu encasquetei (existe essa palavra?) que faria um bolo com cobertura de Pasta Americana, com o tema da Minnie Vermelha.

A idéia era ótima, mas o problema era que eu jamais tinha feito mais do que cortar florzinhas para decoração (com cortador), e pior, as pessoas falam tão mal sobre a pasta, que me deixou suuuper insegura

Daí pesquisei, assisti vários tutoriais, que aliás,  tinham opiniões diversas. E fui juntando as informações, de acordo com as pessoas que mais passavam confiança.

Então resolvi criar uma espécie de guia pra vocês, que como eu, não tem experiência, mas quer fazer um bolo lindão.

Bolo Minnie Pasta Americana

A massa do bolo

Como a pasta americana costuma pesar mais do que outras decorações, a massa do bolo tem que ter uma estrutura boa. Não é recomendado usar Pão de Ló, por exemplo, por ser leve demais!

Eu já estava acostumada com esse bolo de chocolate aqui, então usei ele mesmo. Mas se a sua massa for firme (não esfarela), pode usar sem medo.

O recheio

Recheios do tipo, doce de leite, brigadeiro, beijinho (pastosos), são os mais recomendados. Frutas frescas não, pois com o tempo elas vão soltando um líquido.

Eu fiz uma espécie de geléia de morango, pra que ele secasse toda a água. Juntei essa geléia com um creme de leite condensado que uso praticamente em todos os bolos que faço. Fora isso eu inclui no recheio, 1 pacotinho de gelatina sem sabor (já hidratada), pra não correr risco de ficar líquido.  Mas realmente acho que não era necessário.

A montagem

Parte super importante!!!! Na hora de dividir as camadas do bolo, o ideal é tentar ao máximo deixá-las retas, pra que o bolo fique reto depois (dã!).

Utilize a mesma assadeira que o bolo foi assado para montar. Tem gente que forra a assadeira com um plástico, pra ajudar a desenformar. Eu nunca coloquei plástico. E dá certo todas as vezes. Mas vai com a sua consciência que é melhor!

A montagem é básica, 1 camada de bolo, molha o bolo (não muito), recheio, mais bolo… e assim por diante.
Eu separei o bolo em 3 camadas. Então foram 2 de recheio… e eu achei pouco!

Da próxima, vou tentar pelo menos umas 5! Pra ficar daqueles bolos da Tv :)

Voltando à montagem…
Depois que você molhar a última camada de bolo, cubra a assadeira com filme pvc e aperte o bolo (com cuidado) pra ele ficar tipo prensado, saca? E pras camadas se igualarem! Isso ajuda muito… Evita ainda mais que ele fique torto.

Coloque o bolo na geladeira, no mínimo por 3 horas. Pra endurecer o recheio.

A Cobertura

Sim! Meu bolo teve cobertura de ganache de chocolate meio amargo.

A proporção que eu usei pra ganache foi: 1 caixinha de creme de leite pra cada 3 barras de chocolate (170gr).
Ou seja, 3 partes de chocolate pra cada parte de creme de leite! A ganache fica bem firme quando esfria, fiz 3 camadas pro bolo ficar reto! Ele cria uma “casca” entre o bolo e a Pasta americana. Depois de cobrir, pode levar à geladeira até o momento de decorar.

A Pasta Americana e a Decoração!

Seu bolo ficou lindo lá na geladeira e bolo geladinho é uma delícia.

Mas pra você usar Pasta Americana,  ele tem que ficar em temperatura ambiente (todas choram!!!). Pois é amiga! Eis a pior coisa em usar Pasta Americana. Ela não resiste à umidade! E se o bolo estiver gelado na hora da decoração, conforme ele mudar de temperatura, vai “suar” e derreter toda sua arte.

Eu tirei meu bolo da geladeira 4 horas antes de decorar. E deu certo!

Em vários lugares, eu li que pra abrir a pasta, você deve usar amido de milho, ou açúcar impalpável, que assim ela não gruda e blá blá blá… Realmente, ajuda a não grudar, porém a pasta fica manchada de branco (as coloridas, óbvio).
Daí eu fui atrás daquelas toalhas plásticas grossas, sabe? Aquelas que vó usa pra forrar a toalha de tecido! Paguei R$7 no metro do plástico!
Não grudou nadinha!

Agora… a decoração é só usar a criatividade, ou usar a criatividade dos outros e procurar no Google (o que eu fiz).
Como eu fiz um bolo de 2 andares, eu tive que comprar aqueles banquinhos de bolo (boleira com pézinho). Paguei baratinho também.
Cada andar tem que ser decorado individualmente!
Escondi o segundo andar com uma faixa de pasta americana preta! E sustentei o peso dele colocando palitos de churrasco no primeiro andar do bolo!
A cabeça da Minnie eu fiz com isopor, coberto com pasta preta também.

Nossa! Acho que é isso!

Se faltou algo, vou acrescentando aos poucos e se tiverem alguma dúvida eu tento responder!

O bolo fica lindo e você vai ficar muito feliz com os elogios!

Se você gostou dessa Dica, clique em Curtir aqui do lado e Compartilhe com quem você gosta ♥

Entre na Conversa!


2 comentários para “Pasta Americana

  1. Oi Rafaela! Passei aqui para dizer como foi bom nos conhecermos e … uau… que surpresa boa é conhecer este blog. Menina, você é super chef! Beijos e parabéns! Ahhh o bolo está lindo, claro! Que bom gosto!

Comments are closed.