Tomate Pelado Caseiro


Nem sei dizer se é uma receita… talvez se encaixe mais como uma dica, já que o tomate pelado serve pra fazer outras receitas.

Antes eu tenho que dizer que eu super-uso-e-tenho-sempre-em-casa os molhos de tomates já prontos, acho muito prático e a cada dia as empresas estão se preocupando em fazer esses molhos mais naturais, mas é que de vez em quando você merece um molho de tomate que você colocou tomate pra valer né!

Daí a gente apela pro tomate pelado, que é o mais natural e fácil que a gente encontra no mercado.

Existem milhares de técnicas, mas com certeza essa foi a forma mais fácil que encontrei… Ontem estava faltando tomate pelado aqui em casa, mas tínhamos tomates, daí eu lembrei que nunca tinha tentado tirar a pele do tomate no microondas e é claro que funcionou! E funcionou tão perfeitamente, que os tomates ficaram iguais ao comprados, inclusive pelo suco do tomate que costuma vir na latinha.

Em uma continha simples eu pensei: 1 kg de tomate italiano custa em média 2 reais, aqui no mercado perto de casa… a latinha não se acha por menos de 3 reais, ou seja, economia certa! Por isso vim correndo contar a novidade pra vocês. E mais! Se a promoção do tomate estiver muito bacana, compra bastante, reaproveita aqueles vidros de azeitona, palmito que sempre ficam guardados no seu armário e guarda, pelo menos por 1 mês! Calma, vou ensinar tudinho!

Vai lá no mercado/feira e compra alguns tomates italianos bem bonitos. Chega em casa, dá uma boa lavada neles. Tira o miolo, eu tiro com esse aparelho aí da foto, mas uma faca já basta! Coloca os tomates em um refratário que possa ir no microondas (claro!) e de 1 em 1 minuto, vai olhando como eles estão ficando. Aqui levou apenas 3 minutos e as cascas soltaram inteirinhas! Se você for fazer seu molho na hora, aproveita! Vai ficar delicioso! Aliás, qualquer dia desses eu passo a receita de um molho basicão e delicioso aqui! 🙂

Agora se o seu caso for o da promoção, aquela que você comprou quilos e quilos de tomate, só pra aproveitar minha dica, lá vai!

Primeiro, esterilize os seus vidros assim: Coloque um pano de prato limpo dentro de uma panela com água fria, coloque o vidro e a tampa dentro e leve ao fogo, deixe ele lá, fervendo por pelo menos uns 20 minutos, espere esfriar e use imediatamente!

Agora de volta aos tomates: Logo depois de esterilizar o vidro, coloque os tomates dentro, tampe e coloque em banho maria por mais 20 minutos. O pulo do gato: Deixe o vidro esfriar na própria água, quando a água esfriar, eles estarão vedados e terá um espécie de vácuo que mantém os tomates fresquinhos por pelo menos 1 mês. Mais que isso eu ainda não testei!

Viu? Nem foi tão complicado. Pra você ver que vale a pena, olha que apetitoso!

molho tomate pelado

Pra encher esse vidro eu usei 4 tomates e rendeu exatamente 400 gramas!

Agora pensa, se você tem uma amiga ou amigo que curte cozinhar, ela/ele vai adorar receber um mimo desse! Ainda mais porque foi você que fez, né?

Esse aí já virou presente! Daqui a pouco vou entregar pra uma pessoa bacanérrima!

molho tomate

Ah, pra conservar melhor ainda, mantenha o vidro longe da luz, pode até decorar o vidro com um tecido bonito, vai ficar chique e seus tomates não vão perder as propriedades nutritivas!

Tomate peladoFaçam e me contem o que vocês acharam!

Entre na Conversa!


7 comentários para “Tomate Pelado Caseiro

  1. Minha Linda,não LINDONA!!!! Adorei…”PESSOA BACANÉRRIMA”
    Valeu! e os tomates ficarão divinos, muito chique pra dar de presente, o Natal tá chegando, excelente idéia pra presentear alguém, é muito carinho.
    beijão

  2. Olá Rafaela!

    Suas dicas de como fazer tomate pelado foram perfeitas! Eu estava procurando uma forma fácil de aproveitar os tomates italianos orgânicos que colhi hoje na minha horta. Ficou ótimo!

    Fica a sugestão de plantar tomates italianos no jardim. Um canteiro pequeno produz bastante e ainda reutiliza os restos de alimentos. Fiz um passo a passo no meu site: http://www.sustetavelnapratica.net/fvm Procure por horta com composteira.

    Um abraço,
    Andrea

  3. Olá, aprendi ontem com um amigo que morou um bom tempo na Itália, ele disse que no tomate tudo se come, então, é necessario apenas uma boa lavada neles, colocar num vidro, acrescentar alguns temperos de cheiro e um pouco de azeite, levar em banho maria e o restante é o mesmo procedimento que o seu. Ele disse que quando a safra de tomate na Itália é muito boa, eles fazem assim, e se deixar longe da luz pode durar um tempão.

Comments are closed.