Cerveja na Cozinha!


Sem dúvida nenhuma, minha bebida alcoólica preferida é CERVEJA. Não existe sensação melhor do que uma cerveja estupidamente gelada descendo pela garganta!

É a melhor pedida para acompanhar uma agradável conversa na cozinha!

Pra começar, fui dar uma pesquisada sobre o assunto e descobri que a cerveja nossa de cada dia é somente um sub-sub-tipo de cerveja, o tipo American Lager. Mas para chegar neste tipo, vamos descobrir o que vem antes.

Existe 2 tipos principais:

Ale – São as chamadas de alta fermentação, pois o fermento fica boiando no tanque durante a fermentação. São as cervejas mais antigas e mais consumidas na Europa e possuem sabores e aromas fortes e marcantes. Entre elas temos os tipos mais conhecidos:

  • Trigo – Muitas delas tem no nome o Weiss, como por exemplo a Bohemia Weiss, umas das mais famosas aqui no Brasil é a alemã Erdinger.
  • Porter/Stout – São cervejas escuras, com alto teor alcoólico e sua marca mais famosa é a Guinness. Elas possuem um sabor bem forte e frutado.
  • Ale – Abrange todos os outros tipo de alta fermentação, entre eles as mild (meio-amargas), bitter (amargas), pale ale (ale clara). É o tipo que mais possui variações.

Lager – São as de baixa fermentação, pois ficam armazenadas por semanas ou meses em baixas temperaturas. Ganhando um cor mais clara e bastante dioxido de carbono. Seus principais tipos:

  • Pale Lager – São as cervejas claras e refrescantes, é nessa categoria que estão as nossas cervejas mais comuns que apesar de terem o tipo Pilsen no rótulo, essa é a classificação brasileira, na classificação correta, elas são do tipo American Lagers. As Premiun, Light e Especiais, são variações da Pale Lager.
  • Dark Lager – São as cerjevas escuras mais encontradas no Brasil, os tipos Munich e Malzbier são os mais famosos.
  • Bock – As cervejarias brasileiras também já se aventuraram neste tipo, que possui uma coloração avermelhada e teor alcoólico mais alto.

E existem também outros tipos como Lambics, Trapistas, Abbey e muitas outras!! Lembrando que todas costumam ter vários sub-tipos, para se ter uma idéia a Bélgica se orgulha de ter mais de 365 tipos de cervejas, falam que lá você pode tomar um tipo diferente pra cada dia do ano! Quem me dera poder ficar um ano na Bélgica tomando cerveja todo dia!!!

Das poucas que experimentei a minha predileta são as de Trigo, mais especificamente a Erdinger, recomendo muito!

E você? Qual sua cerveja preferida?

Google Images

 

 

Entre na Conversa!


2 comentários para “Cerveja na Cozinha!

Comments are closed.