Cozinha na TV – Menu Confiança


O termo ‘Menu Confiança’ é usado para definir uma prática comum em restaurantes de alta gastronomia, onde o cliente confia nas qualidades do chef para definir o menu completo da refeição. Isto é, o cliente no máximo informa suas restrições e deixa a cargo do chef decidir qual será a entrada, os entre-meios, prato principal, sobremesa e o vinho! Pois ele sabe qual vinho ira se harmonizar melhor com a comida!

Acredito que dessa harmonização entre o prato e o vinho, surgiu a idéia de criar este programa muito bom da GNT. Onde o chef Claude Troisgros prepara algo a cada programa e a sommelier Deise Novakoski traz os vinhos que poderiam mais ser harmonizar com o prato escolhido pelo chef. E ao final, experimentam o prato e escolhem o vinho que mais combina.

A formação original do programa era com o jornalista e sommelier Renato Machado, mas de uns tempos para cá foi substituído pela Deise, que na minha opinião trouxe um toque mais profissional. O Renato sempre tinha histórias muito boas sobre os vinhos e a Deise parece se focar mais nas características do vinho.

O Renato e a Deise que me desculpem, mas a atração do programa é o Claude, com seu sotaque arrastado e seu jeito meio irreverente, ele domina o show! Além de preparar pratos deliciosos e sempre em fartura, as vezes nem parece um chef francês.

O programa não se limita as quatro paredes da cozinha do Claude, sempre tendo especiais onde ele nos leva para conhecer os sabores de várias regiões, ou trazendo convidados especiais em datas comemorativas, como quando trouxe o filho (que também é chef) num Dia dos Pais. Inclusive, houve um especial chamado ‘Truques de Confiança’, onde o Claude se encontrou com o Jamie Oliver!

Cozinha na TV – Menu ConfiançaCozinha na TV – Menu Confiança

Geralmente os pratos preparados não são tão simples e parecem sempre ter sabores fortes e marcantes, talvez para combinar melhor com os vinhos selecionados. Mas acredito que a complexidade não irá atrapalhar e só traga ainda mais sabor ao prato!

Aqui em casa ainda não somos tão sofisticados para harmonizar pratos com vinhos, mas pretendo qualquer dias desses combinar com a esposa, ela faz um prato bem legal e eu vou correr atrás de um vinho que combine legal com a comida, para fazermos o nosso Menu Confiança. (Quem sabe não posto essa brincadeira aqui?!?)

Entre na Conversa!


3 comentários para “Cozinha na TV – Menu Confiança

Comments are closed.