Bolo Conversa na Cozinha! :D (ou Bolo Xadrez com Mousse)


Cheguei!!! Estava com saudades de passar receitinhas por aqui, e hoje trago um bolo que eu fiz no Reveillon e que fez a cabeça de todo mundo. Seria um “Bolo Xadrez com Mousse”. Na verdade, esse não é nome do bolo. Eu nem sei como se chama. Hahahaha. Então se quiser chamar de “Bolo Conversa na Cozinha” também pode. Bem a cara dele… Chama alguém pra te ajudar e vai papeando enquanto prepara! 😀

Lindo, né? Aí você me pergunta: “Ficou louca? Eu não sei fazer um bolo, imagina um bolo xadrez?”… Olha, se EU consegui, você também consegue, sério mesmo, é muito, muito fácil!

Mas vamos aos…

Ingredientes
Massa:

  • eu usei a massa do Bolo de chocolate com morangos da Rafa. Pega a receita AQUI e vambora! 😀

Recheio (mousse):

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor dissolvidos conforme a instrução de UM pacotinho (ATENÇÃO: dissolva os dois envelopes na medida como se fosse dissolver somente um envelope)
  • 2 latas (medida do leite condensado) de suco concentrado de maracujá (dá pra mudar o sabor do mousse, trocando o sabor do suco concentrado! *-*)

Cobertura de chocolate:

  • 1 barra de chocolate ao leite derretido
  • 1 lata (ou caixinha) de creme de leite sem soro

Cobertura de maracujá:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 maracujá grande (com sementes)
  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho

Decoração:

  • 1/2 (ou 1 inteira, você que decide) barra de chocolate ao leite raspado;

Modos de Preparo…

… da massa:
Exatamente do jeito que a Rafinha fez. Veja o modo de preparo AQUI.

… do recheio (mouse):
Sabe esse tanto de ingrediente? Bata tudo no liquidificador! x]

… da cobertura de chocolate:
Derreta o chocolate no microondas ou no banho-maria, e fora do fogo, misture o creme de leite.

… da cobertura de maracujá:
Dilua o amido de milho na água e leve todos os ingredientes no fogo médio, mexendo sem parar, até a calda ficar espessa e brilhante.


Montagem:

Se tem uma parte mais chatinha, essa é a hora. Mas a gente supera. 😀
Primeiro de tudo, você vai precisar cortar o bolo em 3 camadas. Cortou? Separe-as…
Dentro de cada uma delas, faça três círculos. Detalhe: tem que ser de tamanho igual, e mais ou menos no mesmo lugar… Assim, óh:

Façamos a montagem em uma fôrma de fundo falso. Coloque o círculo maior de bolo e centralize o círculo menor bem no meio. A parte onde deveria estar o outro círculo de bolo, complete com o mousse.
Na segunda camada, deixe o círculo maior e o círculo menor de fora, coloque só o que fica entre eles… Onde ficou vazio, preencha com o mousse.
A última camada, faça exatamente como a primeira.
Quer exemplo? Assim…


O seu bolo tá montado. Agora é só jogar a calda de chocolate e o chocolate raspado por cima e levar na geladeira até que o mousse fique duro. Olha, sinceramente, eu não saberia dizer o tempo certo, porque eu fiz às pressas e tive que levar ao congelador um pouco… Mas creio que umas 3 horas é o suficiente. A calda de maracujá você joga em cima de cada pedaço, na hora de servir.


De verdade MESMO, pode parecer difícil, mas NÃO é. Eu consegui fazer (e como eu disse, às pressas)! Vai fazer a alegria da garotada (meu priminho simplesmente não acreditava que aquilo era possível, hahaha) e não vai sobrar nem migalha. Escreve o que eu estou falando…

Espero que tenham gostado!!! E quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Beijos e até quarta-feira que vem! :*

Entre na Conversa!


3 comentários para “Bolo Conversa na Cozinha! :D (ou Bolo Xadrez com Mousse)

  1. Tatty do céu… q q é isso???? :O vc fica falando que é fácil… me engana que eu gosto… me perdi completamente na receita do bolo 😀

Comments are closed.