Marido na Achiropita – Calabresa


No longínquo ano 2000, quando ainda estava para me formar no colegial, fui levado por um amigo ao Encontro de Jovens da igreja de Nossa Senhora Achiropita, após o encontro me falaram ‘se cadastre para trabalhar na festa!’. Festa? Que festa? ‘A festa italiana que acontece todo ano!’ e motivado muito mais pela curtição do que qualquer outra coisa resolvi me inscrever.

Na verdade já tinha ouvido falar na festa, assim como muitos já tinha visto a propraganda na TV durante o mês de agosto. E principalmente por causa do meu tamanho avantajado, me colocaram para trabalhar na barraca do macarrão. Foi uma surpresa para mim, gostei muito de trabalhar na festa, saia todos dias acabado, todo dolorido, mas saia feliz! Era um descanso carregando pedra que me deixava me sentindo muito melhor! Nos anos seguintes, não pensei duas vezes quando me chamaram para trabalhar, por mim podia ter a festa o ano todo!

Por causa da festa mantive um pequeno contato com o grupo de jovens, não frequentava as reuniões, mas conhecia o pessoal e por causa disso acabei conhecendo a Rafa, a mulher da minha vida!

Vou fazer uma série no ‘Marido na Cozinha’ sobre a festa da Achiropita e em cada um dos post vou imitar alguma delícia vendida na festa. Para começar, uma iguaria da mesma região de onde veio a fé em N. Sra. Achiropita, a calabresa!

Na festa ela é vendida em duas barracas, cada uma para a preferência do freguês, uma é na chapa e a outra no brasa servida geralmente no pão com vinagrete, mas tem gente que pede como porçãozinha.

Para mostrar a vocês, fiz na chapa por ser mais simples e por que prefiro mesmo. 🙂

Não tem muito o que explicar na calabresa, para 4 sanduíches:

  • 4 pães franceses
  • 6 gomos de linguiça
  • 2 tomates
  • 1 cebola grande
  • 1 maço de cheiro verde

Pique o tomate, a cebola e o cheiro verde, misture e tempere a gosto, eu utilizei um tempero que a esposa fez para a salada no almoço, uma mistureba muito boa! Qualquer dia ela posta aqui…


Frite bem a linguiça e depois de pronta, divida pela metade no comprimento e coloque 3 metades em cada pão, assim como é servida na festa.


Depois é só mandar pra dentro.


Só para dar água na boca, ainda vai rolar por aqui: fogazza, fricazza, pedaços de amor, churrasco, Sfogliateli e muito mais!

Entre na Conversa!


3 comentários para “Marido na Achiropita – Calabresa

  1. É de dar água na boca, esse seu sanduiche de calabresa…muito bom! Adorei seu relatório sobre a festa Achiropita, parece que eu estava vendo tudo acontecer, muito real! Sensacional….beijos

Comments are closed.