Cozinhando macarrão com o Marido!



Marido na Cozinha

Aqui em casa eu tenho as minhas funções. Tirar o lixo, trocar a areia das gatas, estender/recolher a roupa são algumas delas. Hoje vou falar de mais uma delas: cozinhar o macarrão!

Pode parecer simples, mas cozinhar bem um macarrão faz todo a diferença! Nada pior do que um spaghetti cozido demais e é igualmente ruim  ter a massa grudando no dente por estar meio cru, por isso resolvi mostrar aqui como se faz um macarrão al dente!

Pra começar, a massa tem que ser de qualidade e isso significa “Grano Duro“, escolha a sua marca desde que seja “Grano Duro“!

Utilizei:

  • Pacote de 500g de Spaghetti
  • Sal a gosto
  • Óleo

Em uma panela grande, coloque água suficiente para ficar uns 3 ou 4 dedos acima da massa, é no olhômetro mesmo. Bote para ferver e coloque o sal e um fio de óleo.

Quando estiver fervendo, coloque a massa. Quando estiver fazendo spaghetti, ele sempre ira ficar pra fora, basta ir forçando ele delicadamente para não quebrar que aos poucos ele vai amolecendo e fica submerso por inteiro. Nessa etapa inicial, é importante mexer bem para que os fios não fiquem grudados uns ao outros.

Tem gente que quebra o spaghetti ao meio para caber na panela, mas isso é uma heresia! Se fosse para dividir, ele já viria menor!


Após a mexida inicial, deixe cozinhando pelo tempo indicado na embalagem, no meu caso, 10 minutos. E vá mexendo de vez em quando para que cozinha tudo por igual e para continuar evitando que eles grudem.

Terminado o tempo, verifique se cozinhou direito, experimentando uns 2 fios, o ideal é ‘al dente’, isto é, firme mas não duro! Ao morder, se ele ‘pegar’ no dente ainda tem que ficar mais um pouco. Não deixe ultrapassar muito do tempo indicado, pois mesmo a massa sempre “Grano Duro”, ela ficará molenga demais!


Estando ‘al dente’, escorra o macarrão, passe ele na água fria para interromper o cozimento e jogue um fio de óleo para que ele não fique meio grudento!


Agora é só por o molho à bolognesa da esposa e ser feliz!!!


Entre na Conversa!


Um comentário para “Cozinhando macarrão com o Marido!

  1. Pingback: Spaghetti Dog – Comida divertida | Conversa na Cozinha

Comments are closed.