Brooklin Fest * Maifest 2010 * Primavera Alemã


 

 

Maifest 2011 aqui http://conversanacozinha.com/2011/04/maifest-2011-primavera-alema/

 

 

 

 

 

MAIFEST CELEBRA A CHEGADA DA PRIMAVERA ALEMÃ

NAS RUAS DO BROOKLIN NOS DIAS 22 E 23 DE MAIO

Programação Multicultural da Alemanha Contemporânea em festa de bairro tradicional alemão com Orquestras de Música Erudita e Jazz, MPB, Grupo de música eletrônica alemã  e percussão brasileira, World Music – mistura de melodias da Turquia, Hungria e Alemanha, Danças Folclóricas, Exposições Nacionais e Internacionais, Filmes brasileiros e internacionais, Folclore húngaro, alemão, turco e brasileiro além da Gastronomia Mundial e Artesanato.

XI MAIFEST 2010

Com o tema:

“UMA VIAGEM MULTICULTURAL NA ALEMANHA CONTEMPORÂNEA”

Programação terá Homenagens  às 3 capitais européias da Cultura 2010:
Essen (RUHR.2010) na Alemanha -   Pécs na Hungria-    Istambul na Turquia

e também a capital brasileira da Cultura 2010 – Ribeirão Preto e a

multicultural cidade de  São Paulo. Homenagens também a pianista

Mercedes Mattar pelos seus 80 anos que estará presente, ao maestro João Carlos Martins e os 20 anos do grupo musical paulista Trovadores Urbanos que se apresentará no domingo 17h30 no espaço Bernardino de Campos

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – gratuita:

Homenagens ao Futebol Mundial com exposições : DVD Zico na Rede ,  Acervo particular do colecionador Jose Cassio de camisas do Futebol Mundial , Exposição Internacional/Frankfourt: Os Mágicos da Bola ,  Camisas de Futebol acervo particular Eli Coimbra Filho,  Camisas Pele, Romário , Camisas de Futebol da Alemanha : Werner Heying – no Restaurante ZurAltenMühle

Palco Joaquim Nabuco com os grupos de dança e música do folclore alemão, MPB, Música Eletrônica e um grupo musical brasileiro de World Music, teatro, grupos de dança contemporânea, telão, cenário, palco com imagens Alemanha/Brasil.

■ Espaço da Música Erudita e Jazz – Rua Bernardino de Campos:
Orquestra Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA 30 anos, Orquestras da Fundação das Artes São Caetano do Sul, Jazz Sinfônica de Diadema, Conservatório Musical do Brooklin, Grupos de MPB Lucila Novaes, cantora paulista que participou de vários festivais, e Luso Netto do Amazonas, Família Piratininga e Família Irajá Meneses- grandes amigos que tocaram juntos há 30 anos e hoje retomam o encontro com seus filhos e esposas,Orquestra do Colégio Humboldt, Orquestra Pão de Açúcar,
Coral Sol Maior de São Paulo, CAMERATA DARCOS Violinistas OSESP Regido pelo maestro Paulo Paschoal Violinista OSESP, Grupo Tubofone, Música erudita e MPB Conservatório Ars et Scientia.

■Filmes:

DVD ZICO NA REDE, Passaporte Húngaro de Sandra Kogut, Sem Palavras documentário Katia Klock – resgata as vivências dos descendentes de alemães sobre a perseguição ocorrida na época da Campanha de Nacionalização de Getulio Vargas  e da Segunda Guerra Mundial em Santa Catarina , Filmes alemães , Filmes Turcos .

■ Exposições nacionais e internacionais:

Ônibus Biblioteca e Bibliotecas Públicas Temáticas da Zona Sul:Cinema,Arquitetura e Urbanismo,Cultura Brasileira,Meio Ambiente,Contos Fantásticos;
Carro Isotta Fraschini de 1928 ; Fotos do fotógrafo alemão J. Wesser, professor do Colégio Humboldt, sobre o Brasil, FESPSP Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo Exposição histórica sobre a produção científica da Sociologia e Biblioteconomia no Brasil; Cidade Limpa – Exposição Xangai China; Instituto Martius Staden.

Lojas e grandes magazines nas ruas serão transformados em cinemas e galerias como palco de exposições.

INCLUSÃO SOCIAL: diversas instituições carentes se apresentarão em coral e  teatro.

Este evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo e conta com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Consulado Geral da República Federal da Alemanha São Paulo, Berlin Tourism, Câmara Brasil Alemanha e parceiros culturais nacionais e internacionais: Comitê Cultural Essen RUHR. 2010, Comitê Cultural Pécs Hungria, Comitê Istambul Turquia .

A AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e também realizadora da Brooklinfest, apresenta pela primeira vez uma programação única, repaginada em toda sua estrutura. Esta edição será um Evento Multicultural. Em nova fase, a associação dirigida pela engenheira e empresária Ana Delia Iaconelli aposta na articulação entre tradição e linguagens contemporâneas.

O curador cultural, Luis Delfino Cardia que tem em seu currículo 25 anos de experiência em articular eventos premiados nacionais e internacionais recebeu um desafio profissional- o de transformar a Maifest em um acontecimento de dimensões globais, articulando as raízes culturais da comunidade local, predominantemente alemã, com a comunidade artística internacional.  A idéia foi aproximar estilos e romper as barreiras entre o clássico e o moderno, hemisférios Sul e Norte, Oriente e Ocidente, erudito e popular, Alemanha e Brasil. A cultura como vértice de perspectivas, aparentemente, diversas. A cultura como instrumento e produto da queda de muros e preconceitos, das limitações e distâncias, capaz de agrupar diferenças e realinhá-las em diversidade. Propõe dessa forma, diálogo entre a Alemanha contemporânea e Brasil celebrando uma viagem multicultural, próximo ao público e gratuito.

Além dos elementos estereótipos (chucrute, cerveja, futebol e samba), o evento tem uma programação ousada. Esse ano, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos (pela primeira vez incluída no circuito da festa que foi ampliada em sua estrutura), homenageará a música erudita e o jazz

Além disso, grupos de dança, corais, teatro das escolas alemãs e brasileiras, entidades sociais, ONGs, Yôga, workshop e jovens talentos da MPB se apresentarão no palco da Rua Joaquim Nabuco.

A estrutura gastronômica do evento conta com restaurantes de cozinha  alemã, barracas de chope, salsichão, doces tradicionais, e  como não poderia deixar de ser também  uma festa na cidade mais cosmopolita do país,  conta mais de 170 opções de barracas de comidas japonesas, italianas, etc. Além de artesanato de associações beneficentes.

O Espaço Criança que já existia em outras edições receberá novidades: Atividades educacionais como contadores de histórias brasileiras e alemãs, grupos musicais de MPB, Trovadores Urbanos Mirins, Biblioteca Belmonte, educação ambiental e teatro. Enxadrista Daniel Landshosff Farah com tabulareiros para o público no espaço criança/história do xadrez/simultânea com 10 jogadores nos dois dias do evento.

Em edições anteriores oito toneladas de lixo foram reciclados e desta vez não será diferente, a AEMB foi pioneira em organizar coleta seletiva em seus eventos e sempre realiza campanhas de incentivo.

A segurança é item relevante e preventiva conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares do evento.  Conta também com a presença de ambulâncias UTIs, médicos, nos principais pontos da festa.

Curiosidade:

Brooklin – Bairro fundado por alemães abriga a maior colônia alemã e de seus descendentes em São Paulo, e por isso conta com celebrações populares tipicamente alemãs em suas principais ruas, e quer celebrar muito mais, a cultura dos dois países, levar um grande número de pessoas a audições eruditas e shows de música popular brasileira, exposições, dança, entre outras. Dar oportunidade a todas as classes sociais de receber o melhor dessas duas culturas. Com isso conta-se com o apoio de inúmeras instituições que quando informadas que este seria o conceito, não relutaram em participar e ajudar o evento a acontecer.

Com todas essas atrações e novidades, a AEMB convida a todos para dois dias de evento, numa viagem da tradição ao contemporâneo, no qual a cultura e educação estarão a serviço da sustentabilidade e inclusão social.

Serviço:

11 ª Maifest – Entrada Gratuita- 22 e 23 de MAIO das 10h/22h – Espaço Criança até 18h30-LOCAL: quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos (pela SEGUNDA vez incluída no circuito da festa que foi ampliada) NO BROOKLIN.Expectativa de público de até 120 mil pessoas nos dois dias de evento.  MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: E sala de imprensa no evento contate: DUE ASSESSORIA DE IMPRENSA: 11 3045 6701 – 3045 2962 – 9166 445 C/ ANDREA FAMBRINI e Luiz Delfino Cardia - Curador Cultural da AEMB Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin – tel: 11- 5531 30 67  e 11-  5533 49 04 – www.luizdelfinocardia.com

(Fonte: Maifest)

******

Eu vou!!! Quem quer ir também??

Imprimir!


10 comentários para “Brooklin Fest * Maifest 2010 * Primavera Alemã

  1. a festa alema e muito boa, mesmo, para aqueles que ainda nao conhecem a festa, venham participar, eu recomendo, um final de semana inesquecivel

  2. vou participar do evento,estar presente prestigiando outros paises e assistindo a minha filha ainda mais presente pois faz parte da Orquestra Pão de Açucar que é regida por Daniel Misiuk ela tem 16 anos toca violino e teve a oportunidade de acrescentar a sua vida o que é de mais belo a música.  

  3. Adooooro a Festa, participo todos os anos em Outubro e em Maio. Amor estar mais perto de minhas raízes, adoro as danças, as músicas de bandinha, poder cantar em alemão, as comidas típicas…Ah, publiquem as fotos, gravei vários vídeos, assim que eu puder, vou postar támbém.

  4. adoro ir nesta festa só para comer a Batata Suíça, mas este ano ainda nao comi porque vi que nao era a original, quero comer a original nesta festa de outubro

  5. Fui ontem Domingo(24), conhecer o evento que é num Bairro(Brooklin), bem próximo de onde moro e realmente é muito  bonito com bastante curiosidades, pra mim pelo menos, o local se tornou pequeno para o número de pessoas que lá estavam, gostei muito e ano que vem lá  estarei e desta vez levarei máquina para tirar fotos, tchauuu! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>