Fogazza Frita – Festa Achiropita


Bom, acho que todo mundo que vive em São Paulo conhece ou já ouviu falar da festa da Achiropita!

Pra quem não sabe… aí vai!

É uma festa beneficente realizada no Bexiga próximo ao centro de São Paulo. Este ano já é a 83ª festa, que começou pequenina, no salão da igreja e hoje toma as ruas: 13 de maio, São Vicente e Dr. Luis Barreto.

O bairro inteiro é afetado pela festa que traz muitos turistas e além de angariar muitos fundos para as obras sociais, também lotam os bares, restaurantes e tradicionais cantinas que cercam a Igreja.

Quase tudo que se arrecada na festa é lucro, visto que hoje contamos com mais de 1000 voluntários e grande parte dos materiais usados são de doações de grandes empresas.

Este lucro mantém as Obras Sociais, que dentre muitas coisas incluem, Creche, Assistência a homens de rua, grupos de terceira idade, alfabetização de adultos, o Cedo que é um projeto incrível para as crianças e adolescentes, encaminhamento para estágios, Auxílio à famílias carentes, são tantas coisas que este texto ficaria enorme.

Durante a festa temos uma atração principal… a fogazza!! As pessoas ficam até 40 minutos na fila, mas não deixam de experimentar a maravilha.

Vale a pena pedir pra conhecer a linha de produção, que conta com mais de 120 pessoas.

Depois de toda essa propaganda aí vai a receita da fogazza. Pode até ser que não seja a mesma receita, porém todos que comem me dizem que o sabor é exatamente o mesmo.

Ingredientes da Massa:
1 1/2 colher de chá de Sal
1 1/2 colher de chá de Acúcar
3 Colheres de Sopa de óleo
300 ml de água morna
600 grms de farinha de trigo (ou um pouco mais até dar o ponto)
2 colheres de sopa de fermento biológico

Ingredientes do Recheio*:
300 grms de mussarela ralada
3 tomates picados
orégano e sal a gosto

Modo de preparo:
Adicione os ingredientes da massa na máquina de fazer pão* seguindo a ordem. Selecione o ciclo Amassar.
Após o término do ciclo, abra a massa com um rolo até que fique com 1cm de espessura, mais ou menos.
Modele a massa e empregue o recheio.
Feche com os dedos e pincele as bordas com pouca água.
Frite em óleo bem quente.

* Para fazer o recheio, misture todos os ingredientes.
** Caso não tenha máquina de fazer pão, pode utilizar o batedor de massas de um processador ou então o batedor de massas pesadas da batedeira.

Caso tenha interesse, aí vai o site da Achiropita http://www.achiropita.org.br/

Alternativa para quem não tem máquina de fazer pão:

Ingredientes

MASSA 600 GRMS DE FARINHA DE TRIGO 2 TABLETES DE FERMENTO PARA PÃO 1 COLHER (CHÁ) DE SAL 1 COLHER (CHÁ) DE AÇÚCAR 2 COLHERES (SOPA) DE ÓLEO 1 XÍCARA DE ÁGUA MORNA RECHEIO 300 GRMS DE MUSSARELA RALADA 3 TOMATES SEM SEMENTE ORÉGANO SAL A GOSTO

Modo de Preparo

EM UM RECIPIENTE ESFARELE O FERMENTO E ADICIONE O SAL. MISTURE COM A COLHER ATÉ QUE OS INGREDIENTES SE LIQUIDIFIQUEM.JUNTE MEIA XÍCARA DE ÁGUA MORNA, MISTURE.JUNTE A FARINHA, AÇÚCAR, ÓLEO E O RESTANTE DA ÁGUA MORNA.AMASSE COM AS MÃOS ATÉ QUE A MASSA DESGRUDE DAS MÃOS, CASO SEJA NECESSÁRIO PODE-SE USAR MAIS FARINHA. SOVE SOBRE UMA SUPERFÍCIE LISA POR UNS 2 MINUTOS. DEIXE A MASSA DESCANSAR POR 20 A 30 MINUTOS COBERTA COM UM PANO DE PRATO.ABRA A MASSA COM AUXÍLIO DE UM ROLO ATÉ QUE FIQUE COM A ESPESSURA DE 1 CM MAIS OU MENOS. MODELE A MASSA COM UM CORTADOR REDONTO. EMPREGUE O RECHEIO. FECHE COM OS DEDOS E PINCELE AS BORDAS COM ÁGUA. FRITE EM ÓLEO BEM QUENTE. RECHEIO MISTURE TODOS OS INGREDIENTES

Imprimir!


3 comentários para “Fogazza Frita – Festa Achiropita

  1. BOM GOSTARIA DE SABER SE ELAS PODEM SER FEITAS UM ,DIA NE SER FRITA EM OUTRO PORQUE FIZ ASSIM , E FICOU COM O GOSTO MUITO FORTE DE VINAGRE ME AJUDEM .

  2. se você congelar, elas podem ser fritas no dia seguinte sim, porém antes de fritar você deve deixar elas descongelarem. O ideal é fazer e fritar na mesma hora, porque o tomate solta água e pode estragar a massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>